Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

domingo, 1 de maio de 2011

Dois novos apóstolos - xenofobia?



Texto traduzido e adaptado de UTLM

Com a morte dos dois apóstolos em 2004, a Igreja SUD foi confrontada com a necessidade de encontrar dois substitutos. Apesar de que pelo menos um terço dos membros da Igreja SUD serem latino-americanos, a igreja escolheu um norte-americano e um alemão, ambos brancos.

Fica a pergunta do porque não existir maior diversidade nacional ou racial.

Em uma entrevista de 1996 para o Washington Times, foi perguntado ao Presidente Hinckley por que não há não-americanos no Conselho dos Doze:

"Com o crescimento no exterior, a segunda linha da liderança da igreja - os 70 - agora possui asiáticos e europeus. O Sr. Hinckley disse que algum dia um não-americano se sentará no Conselho dos Doze Apóstolos."

"Eu não sei quando isso acontecerá, mas acho que isso acontecerá", disse ele.

"Só o crescimento da igreja vai fazer isso acontecer. Não somos mais uma igreja de Utah."

"Enquanto 17 por cento dos membros vivem lá, 30 por cento vivem na América Latina." ("Mormon's Reach Extends Much Farther Than Utah" de Larry Witham, Washington Times, 15 de dezembro de 1996, p. 26).

O San Francisco Chronicle fez uma questão semelhante ao Presidente Hinckley  em 1997:

P: “Quando The Chronicle fez uma série no ano passado sobre o impacto global dos Mórmons, falamos com os mórmons no Japão, Rússia e México, e alguns dizem que a igreja não se moveu rápido o suficiente para dar poder e autoridade aos mórmons de outros grupos étnicos.”

R: “Isso acontecerá. Isso está acontecendo. Isso está acontecendo. Nós temos pessoas do México, América Central, América do Sul, Japão e Europa entre as autoridades Gerais [no Primeiro e Segundo Quórum dos Setenta]. E isso vai aumentar, eu acho, inevitavelmente. Conforme nos tornamos cada vez mais uma igreja do mundo, teremos uma representação maior do mundo”. ("Sunday Interview" by Don Lattin, San Francisco Chronicle, April 13, 1997).

Quando o Presidente Hinckley foi entrevistado em 1999, foi perguntado:

P: “Como a igreja cresce no exterior, alguns membros estrangeiros pediram maior autonomia em Salt Lake City. O senhor imagina isso acontecendo?”

R: “Nunca ouvi falar de tal coisa, nunca ouvi. Eu estive em todo o mundo com as pessoas desta igreja, em todos os lugares...Não encontrei nenhum dissidente. Temos representantes de todos esses lugares...”

P: “Quais são os principais desafios de seu crescimento rápido?”

R: “Duas coisas: a liderança e a construção de edifícios para acomodar esse crescimento. Agora, todos os nossos líderes locais em todo o mundo são voluntários, e eles precisam ser treinados, e isso é um grande desafio...”

P: “Apesar da globalização, a liderança é ainda em grande parte composta de homens brancos americanos. O senhor pretende tomar ações afirmativas para diversificar a sua alta liderança?”

R: “Nós já tivemos diversidade em nossa alta liderança. Nós tivemos um homem do Brasil, por exemplo, que é negro. Homem maravilhoso. Nós temos pessoas do Japão e da Alemanha e de outros países em nossa liderança...Como a igreja cresce em todo mundo, nós teremos mais e mais deles, eu não tenho dúvida nenhuma. Não é uma questão de fazer nada. É uma questão de encontrar líderes dignos e capazes, estejam onde estiverem." ("Leading a World Faith Explosion with Roots in Small-Town America," by Teresa Watanabe, Los Angeles Times, May 9, 1999).

Abaixo está uma lista dos dez idiomas mais falados por membros da Igreja SUD, a partir da página da internet da própria Igreja, a partir de 2003:



Inglês
5,828,000
Espanhol (principalmente México, América Central e Sul)
3,681,000
Português (principalmente Brasil)
907,000
Tagalog (Filipinas)
165,000
Cebuano (Filipinas)
126,000
Japonês
117,000
Ilokana (Filipinas)
109,000
Samoano
102,000
Tongano
76,000
Coreano
75,000
(Quick Facts, www.newsroom.lds.org)


De particular interesse é o fato de que, depois do inglês, as próximas nove línguas não são faladas por anglo-saxões.

Evidentemente, não houve um homem "digno"e "capaz" entre esses milhões de pessoas, que se qualificassem para o cargo de apóstolo. Observe que alemão sequer faz parte da lista!


Igreja mórmon nomeia dois novos Apóstolos:
Não se aplica aos não saxões?

Copyright © 2004 Instituto de Pesquisas Religiosas. Todos os direitos reservados.

Na história de mais de 170 anos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, todos os membros do Quórum dos Doze Apóstolos foram homens brancos norte-americanos ou europeus.

Bednar
Esse padrão permanece intacto após o  anúncio na sua Conferência Geral em 02 de outubro de 2004, sobre os dois novos apóstolos - David A. Bednar, um americano e Dieter F. Uchtdorf, um alemão.

Uchtdorf
Os dois preencheram as vagas deixadas pelas mortes dos apóstolos Neal A. Maxwell e David B. Haight, que morreram há alguns meses, e com  algumas semanas de diferença um do outro.

Embora mais da metade dos 12 milhões de membros da Igreja Mórmon esteja agora em países fora da América do Norte, e mais de um terço (4.250.000) é de latino-americanos, continua a existir uma notável falta de representação, no Quórum dos Doze, de um não anglo-saxão ou de origem cultural ou étnica não norte-americano/europeu.

Quórum dos Doze
O Quórum dos Doze Apóstolos continua a ser um  sólido corpo branco.

É difícil imaginar que os mórmons negros não se decepcionem, e talvez se desanimem por este acontecimento.

Há vários não anglo-saxões nos Quóruns dos Setenta*, a maioria dos quais de descendência hispânica. No entanto, nenhum jamais foi elevado à posição de Apóstolo, embora muitos deles tenham sido dos Setenta por 10 anos ou mais.

Estes incluem Carlos Amado, Cláudio Costa, Walter Gonzalez, Yoshihiko Kikuchi, Francisco Viñas e Adhemar Damiani.

Todos estes são (ou foram) membros do Primeiro ou Segundo Quórum dos Setenta*, e a maioria tinham mais tempo nestes chamados do que Bednar ou Uchtdorf.

A adesão de mórmons na Alemanha, terra natal do novo apóstolo Dieter Uchtdorf, é inferior a 37.000. Em toda a Europa - Ocidental, Central e Oriental combinadas - a adesão mórmon é de apenas 393.000.

Em comparação, a Igreja goza de batismos de quase um milhão no México, 850 mil no Brasil e de 500.000 no Chile e Filipinas.

No entanto, em termos de qualificação para a hierarquia mórmon, a mensagem, especialmente àqueles que são negros neste e em outros países, parece ser que esse chamado não se aplica aos não anglo-saxões!

[Statistical data taken from the Deseret Morning News 2004 Church Almanac, published in Salt Lake City, Utah, 2004.]

* NT: Atualmente, existem OITO Quóruns dos Setenta:

• 3o Quórum dos Setenta: Cuida da África e Europa
• 4o Quórum dos Setenta: Cuida do México, América Central e da parte ocidental da América do Sul
• 5o Quórum dos Setenta: Cuida do noroeste-oeste da América do Norte, Utah e Idaho.
• 6o Quórum dos Setenta: Cuida parte Leste, Sudeste, Nordeste, Norte e Central da América do Norte
• 7o Quórum dos Setenta: Cuida do Brasil, Chile e da parte sul da América do Sul
• 8o Quórum dos Setenta: Cuida da Ásia, Oceania, Filipinas e Ilhas do Pacífico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.